Você Sofre com a “Demência do Preocupado”? | Indicação de Leitura

Sempre gostei muito de fazer listas para organizar as minhas tarefas e compromissos. Não fosse esse método, quantas vezes eu não teria deixado de executar atividades e cumprir com os prazos por conta do esquecimento, em consequência do stress do trabalho?

Quantas vezes eu estava em frente ao meu computador, com a certeza do que fazer e era só dar alguns passos fora da mesa e não lembrar nada, NADA, do que eu tinha acabado de pensar?

Eu sabia que isso era decorrente do stress, só não sabia que isso já tem nome: a demência ou síndrome do preocupado.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o stress é a causa de 50% à 60% de todos os dias de trabalho perdidos. Sim, perdidos!

O excesso de informação, a constante conexão através dos smartphones, o aumento das exigências de trabalho, a alta demanda por produtividade, trabalhando na empresa ou em casa (incluindo mães/donas de casa), porém, pelo conceito errado disto (leia mais sobre o que, de verdade, é a produtividade aqui), tem sobrecarregado físico e mentalmente à todos, o que tem preocupado profissionais da área da saúde e algumas empresas, pois estão percebendo que a alta cobrança tem efeito contrário ao que eles têm esperado.

Essa síndrome é explicada melhor na indicação de leitura dessa semana, além de trazer sugestões para combater isso. Leia o artigo completo aqui https://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/15/ciencia/1465999552_160036.html?id_externo_rsoc=FB_CC

Indicação de Leitura RA | “Demência do Preocupado”

A minha sugestão é algo que eu já falei algumas vezes por aqui: a atenção e o cuidado com a nossa saúde mental são fundamentais! Isso você pode fazer através de alguns minutos diários dedicados só para si mesmo, seja com um banho relaxante, uma leitura ou simplesmente, não fazer nada, além de cuidar do corpo, fazendo exercícios físicos com frequência e cuidar da alimentação.

Outro ponto importante é analisar e organizar as suas prioridades diariamente, de acordo com os seus objetivos pessoais e profissionais. Pode parecer muita coisa, mas na verdade, é o mínimo que você pode (e deveria) fazer por si mesmo!

Se você tem dificuldades em organizar o seu tempo, tarefas e objetivos, entre em contato comigo o quanto antes para montarmos um plano de ação, não só para agora, mas já para 2018. A minha agenda 2017 fecha em 07/Outubro 😉

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *