Você Sabe a Importância de um Propósito no Trabalho?

Provavelmente, você tem visto, lido e ouvido essa frase em vários lugares. Especialmente, hoje, com a crise e com muitas pessoas, após deixarem os seus empregos, passarem a questionar ainda mais as suas carreiras e futuro.

E por mais clichê que esse questionamento pareça, gostaria de reforçar isso, neste post: o seu trabalho tem um propósito de vida para você?

E não digo que, para isso, você precisa jogar tudo para o alto agora, trabalhar em outra área ou lugar ou ainda, mudar totalmente a sua vida. Não!

O seu propósito pode estar bem à sua frente, mas você pode só não saber como trabalhar isso, o que fazer com isso no seu dia a dia que, sim, é cheio, corrido, agitado e cheio de demandas.

Porém, você sabe qual a importância de um propósito, seja para a sua vida pessoal ou profissional?

É isso que te motiva a continuar em meio aos desafios! É isso que faz com que você supere os obstáculos e se supere como ser humano, para fazer com que o seu propósito siga adiante.

E o propósito de vida também não se resume a ajudar os outros, mas a ajudar a si mesmo. Quando você sabe o que move a sua própria vida, tudo passa a fazer mais sentido para você, os riscos e desafios valem os sacrifícios, o reconhecimento, então…nem preciso mencionar o tamanho da gratidão e orgulho que você vai sentir!

E com isso também, você faz com que todo o seu dia, mês e ano, valham cada segundo e assim, você colhe os frutos e passa a se gostar cada vez mais. Você passa a se permitir mais a ser feliz também. E as pessoas que estão ao seu redor sentem isso.

E digo tudo isso, por experiência própria e pelo o que eu vejo com os meus clientes.

Na semana passada mesmo, eu tive a honra de participar da 1ª Jornada de Negócios e Mercado das Faculdades Oswaldo Cruz, instituição na qual fiz a minha formação em Ciências Contábeis.

A vida me ensinou a sempre dar o meu melhor naquilo que faz sentido para mim, pois tenho certeza que algum fruto, eu vou colher um dia. Eu só não imaginava que, 10 anos depois do meu 1º ano da graduação, eu estaria de volta à faculdade, mas como palestrante.

Fiquei ansiosa e bem nervosa, pois não sabia como seria. A nostalgia foi imediata ao chegar ao local e pude reencontrar dois queridos professores. E após o workshop, recebi feedbacks muito positivos das pessoas que participaram e também, daqueles que tanto eu os acompanhei, na época da graduação, como mentores.

Você Sabe a Importância de um Propósito no Trabalho?
Foto por Ana Paula Silva (APhotos)

Se você já passou por um processo de coaching, sabe o quanto é importante ter a sua Missão definida. E a minha é…

“…auxiliar as pessoas a se organizarem, pensarem de forma mais clara sobre a situação atual e assim, encontrarem a forma mais eficaz e rápida para alcançarem os objetivos”.

Consegue, então, imaginar quanta gratidão e orgulho eu senti nesse dia, porque eu estava vivendo o meu propósito ali?!

E sinceramente, acho que só passei a viver isso, de verdade, há poucos meses. Até compartilhei a minha relação com o dinheiro, por conta disso (link do post AQUI). Sabe quando eu senti que passei a viver o meu propósito de vida? Quando outras e mais portas, como esta, se abriram para mim. Eu sempre quis abraçar o mundo, mas se eu tentar fazer isso sempre, eu nunca vou ter nada, porque eu não concentro o tempo, esforço e desenvolvimento onde deveria.

Por isso, não importa onde e como você esteja, pare só alguns minutos e reflita: qual é o seu propósito de vida? Você tem vivido isso? Se não, o que você pode fazer a partir de hoje para que tudo em sua vida passe a fazer mais sentido?

Isso não significa que você não viverá mais momentos difíceis, mas por causa do seu propósito, você terá maior clareza e discernimento para saber como se levantar, encarar os desafios e alcançar os seus objetivos. Tenho certeza que os frutos que você vai colher serão MUITO gratificantes!

Qual é o seu Propósito no Trabalho?
Foto por Ana Paula Silva (APhotos)

Agradecimentos Especiais

Ao professor e atual coordenador do curso, Marco Vicente, pelo convite para participar desse projeto e me dar a oportunidade de compartilhar com os alunos a minha jornada e falar mais sobre o Coaching.

Ao designer e analista de Marketing, Daniel Tosatti, pela prontidão com o desenvolvimento dos materiais para divulgação e apresentação do Workshop e por garantir para que tudo fosse feito de acordo com a identidade da minha marca e o objetivo do workshop.

À fotógrafa de família, Ana Paula Silva da APhotos, pela parceria, por me acompanhar nesse workshop e por registrar esse momento exatamente como foi.

E também à cada participante do workshop, às pessoas queridas que me mandaram mensagens a respeito e à você que me acompanha aqui no site e/ou nas redes sociais.

Você fazem com que todo o meu trabalho faça ainda mais sentido. Gratidão!!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *