Como Falar sobre Dinheiro com as Crianças

Eu já falei sobre este assunto no Aquele Blog, mas devido à sua importância, achei válido compartilhar aqui também as informações que reuni em estudos teóricos e práticos, junto com as minhas próprias experiências.

E um detalhe que mencionei no vídeo e gostaria de enfatizar aqui: serei mãe em breve e independente disso, não estou aqui para julgar ninguém, muito menos o modo como você lida com isso na sua casa. De forma alguma!

A intenção aqui é compartilhar informações e experiências, por isso, peço que você também nos conte os seus métodos para falar sobre dinheiro com as suas crianças, combinado? Assim, reuniremos o maior número de informações possível para ajudarmos, com o nosso melhor, o futuro das nossas crianças.

Vamos ao vídeo e abaixo, deixei mais detalhes sobre o conteúdo abordado!

1. Fale com as crianças sobre dinheiro desde cedo e sempre

2. Analise a sua condição financeira, rotina da casa, ou seja, a situação da família como um todo e considere dar semanadas para a(s) criança(s), a partir de valores bem pequenos, para que eles possam aprender aos poucos e com pouco a gerir o dinheiro entre uma semana e outra

3. A criança não vai pagar tudo com a semanada, mas pode pagar, por exemplo, por aquele chocolate na bancada do restaurante ou padaria ou ainda, comprar aquele brinquedo que ela quer fora das datas comemorativas.

4. Seja honesto e claro sobre a sua condição financeira e mesmo se você tiver boas condições, tente resistir em dar tudo o que a criança pede. Assim, ela começa a entender que as coisas não são fáceis de serem conquistadas, além de passar a dar valor para todo o esforço que você faz pela mesma.

5. Negocie dinheiro, prazo, presentes, o que for e sempre. Imagine que a criança te peça um aumento da semanada de R$ 5 para R$ 10. Parece pouco para você, mas uma pergunta: o seu salário dobra de um mês para o outro e com facilidade? Acredito que não. Então, negocie esse aumento até que seja coerente para a vida da criança. Dessa forma, você também proporciona outro exercício à criança de que nada na vida é dado de presente, precisa ser conquistado com esforço e assim, ela dará ainda mais valor à sua própria conquista.

Por fim, peço, por favor, que compartilhe esse vídeo e claro, discuta esse assunto com outras pessoas para, assim, alertarmos à todos sobre a importância da construção dessa consciência financeira nas crianças de hoje e nas próximas gerações para que elas possam se beneficiar futuramente com isso.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *