A Poupança é uma Boa Opção de Investimento?

Apesar da publicação de muitas matérias e artigos, nos últimos meses, explicando o rendimento na poupança e principalmente, sobre este investimento na situação atual do país, ainda há pessoas com dúvidas e que me perguntam se a poupança ainda é uma boa opção de investimento.

Por isso, achei que valia um post aqui no site para falar sobre o assunto e deixar a situação bem clara:

Não! A poupança não é uma boa opção de investimento!

Se você tiver qualquer valor investido na poupança, transfira de lá para outro investimento que atenda as suas necessidades e preferências, porque, sim, você está perdendo dinheiro!

“Mas como assim, perdendo dinheiro? Se eu investi 1.000,00, quer dizer que vou receber menos que isso depois?”

Não, você perde dinheiro, quando os rendimentos do seu investimento não equivalem ou superam a inflação do país. Ou seja, você poderia ganhar dinheiro com outros investimentos, mas o rendimento da poupança hoje, não cobre a inflação ou podemos dizer, o aumento dos preços no mercado, tratando isto de forma geral e bem superficial, apenas para compreensão do assunto.

De forma geral, o rendimento da poupança fica em torno dos 0,50% ao mês, ou seja, 6% ao ano que, comparado à outros investimentos, é muito baixo. (Para informações mais detalhadas e atuais sobre a poupança e o mercado financeiro, num geral, consulte o site do Banco Central do Brasil, clique AQUI.)

“Mas, Akemi, eu coloco o meu dinheiro na poupança, porque é mais fácil para movimentar a conta em caso de emergência”

O ideal é que você planeje e se programe sempre para contar apenas com o salário ou outros recebimentos do mês, mas claro que emergências podem ocorrer e a poupança não é o único investimento que você pode movimentar a qualquer hora que precisar.

Por isso, sugiro que converse com especialistas no assunto, bancos de investimento ou até mesmo com o gerente da sua conta*, para que você possa indicar as suas necessidades e preferências e escolher a melhor opção para o seu caso.

Espero ter sanado a dúvida principal e que os seus investimentos tomem outros rumos, muito mais valorizados 😉

Se tiver qualquer outra dúvida a respeito, deixa aqui nos comentários, pois será um prazer te ajudar! 

*Observação: busque todas as informações disponíveis, consulte e converse com profissionais e especialistas, mas acima de tudo, estude! Estude o mercado econômico financeiro do país e do mundo e as suas finanças, pois é dessa forma que você poderá fazer as melhores escolhas financeiras para a sua vida. E isso, só você pode fazer por si mesmo!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *