Porque Gosto Tanto de Colocar as Ideias no Papel

No início de Março, eu compartilhei uma leitura da Revista Galileu aqui no site: “4 Motivos Científicos para Começar a Escrever Mais”.

E hoje, queria falar sobre o maior motivo para eu gostar tanto de colocar as minhas ideias no papel: organização. Ok, você pode pensar “Que novidade…!”, mas não é só a organização pela organização.

Recentemente, publiquei uma foto no meu Instagram (@rejaneakemi) mostrando um momento tranquilo que consegui para escrever tudo o que andava atormentando a minha mente. Atormentando, no sentido de que, enquanto eu não tirasse todos os pensamentos da minha cabeça, eu não conseguiria entender bem o que eu teria para fazer e isso só me deixava cada vez mais aflita.

Foram quase 2 horas para escrever, pesquisar informações e organizar. Fiz tudo o que eu queria? Não mesmo, mas só com o pouco que consegui fazer nesse momento, senti aquela ótima sensação de tirar as ideias e pensamentos da mente e ver tudo se concretizando, aos poucos, bem na minha frente. E decidi que quero fazer isso com mais frequência.

E por isso, gostaria de compartilhar com você alguns pontos que me ajudaram nessa ocasião.

1) Reservar um tempo só para mim mesma

É sempre muito bom e enriquecedor trocar ideias e conversar com pessoas! Mas precisamos de um momento só nosso, não só para relaxar, mas para colocar todas essas conversas e os nossos pensamentos em ordem. Assim, conseguimos ver o que vale a pena ou não, o que pode ou não ser levado adiante, entre outras coisas.

2) Local diferente

Como eu trabalho em casa a maior parte do tempo, eu busco sair, pelo menos uma vez por semana, para fazer algo diferente da minha rotina. E assim como eu já compartilhei no post “Mude sua Rotina!”, estar em outro local, que não a minha casa, mudou o meu foco e concentração.

3) Escolha um lugar tranquilo 

Isso é bem relativo, mas na ocasião, eu escolhi uma mesa, na praça de alimentação de um shopping, em que eu pudesse ficar em frente à janela, pois por mais que houvesse a movimentação na rua, eu não prestaria tanta atenção devido à altura do andar do shopping. Mas eu sabia que se eu ficasse de frente para a praça de alimentação, a movimentação e conversas das pessoas tirariam a minha concentração mais facilmente.

4) Escrever num caderno sem pauta

Aprendi isso com uma diretora de Marketing e não consigo mais fazer rascunhos e desenvolver ideias em cadernos que me limitem de alguma forma com pautas ou qualquer outra coisa. Precisa ser tudo em branco e dependendo do que eu for fazer, prefiro um tamanho tipo A4.

Para uso aleatório, eu uso rascunhos que tenho em casa, mas para os projetos ou anotações que sei que vou precisar depois, coloco num caderno. Há várias opções no mercado! Eu ganhei 2 cadernos do tipo Moleskine que são ótimos e amo! Mas nesse dia, eu estava na rua, presa pela chuva também, então aproveitei que tinha uma Kalunga no lugar e comprei um caderno de cartografia e desenho, simples, com 48 folhas e que custou em torno de R$ 4,00.

E outro detalhe: amo escrever as coisas em tópicos, mas há momentos que tudo o que os meus pensamentos precisam é ser colocados para fora, então escrever de forma aleatória, sem qualquer padrão, também é ótimo para exercitar a sua criatividade.

Parecem detalhes pequenos, mas só esses 3 itens me proporcionaram um momento a sós com os meus pensamentos. Um momento em que eu pude analisar a viabilidade das coisas e encontrar novas formas de aprimorar o meu trabalho e consequentemente, as minhas prioridades pessoais.

Organização leva ao autoconhecimento que, por sua vez, leva à clareza de pensamentos.

O que acha de começar a fazer isso agora?

 Você não tem tempo durante a semana? E no final de semana? E em algum feriado mais próximo? Você tem filhos e não consegue um tempo só para você? O seu companheiro ou companheira ou amigo(a) ou alguma pessoa da família não poderia ficar 1 horinha só com as crianças para que você possa sair um pouco? Mas você quer ficar em casa, depois de uma semana longa de trabalho? Então, explore outros cômodos, outros locais da sua casa para isso. Sempre há uma solução =)

E se precisar de ajuda para organizar a sua vida pessoal, profissional e financeira, clique AQUI!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *