PLANO DE CARREIRA: Faça Você Mesmo

Não deixe a cargo da empresa a estratégia de traçar uma rota profissional para sua carreira.

Quando você pensa no futuro, em que posição você se enxerga? Qual é o trabalho dos seus sonhos ? Estas inicialmente são as perguntas poderosas para construir um plano de carreira, que ajudará a traçar um caminho mais pleno e satisfatório.

Segundo Eliana Molina, vice-presidente de Recursos Humanos da Herbalife, o plano de carreira deve ser vivo, adaptando-se aos momentos de vida e necessidade de cada um. “O Desenvolvimento é constante e deve ser recapitulado de tempos em tempos” e ainda complementa que “É um erro esperar que o outro tome a frente e aja a seu favor”.

Confira dicas de como colocar seu projeto em prática:

1 – Desenvolva o autoconhecimento.

Após responder estas duas perguntas e definir um objetivo, o próximo passo para construir um plano de carreira é se aprofundar em uma autoavaliação. Vale ser bem prático: em uma folha de papel, faça uma lista de todos seus pontos fortes, habilidades e competências técnicas e comportamentais. Ao lado, escreva seus pontos a desenvolver, aqueles que ainda estão longe de serem satisfatórios para o cargo. Seja o mais sincero possível, pois as aptidões listadas serão exigidas para o cargo a ser ocupado. Se ficar na dúvida, busque opinião de antigos chefes, amigos e colegas. Outro item que necessita estar neste planejamento é seu estilo de vida, se você faz questão de folgar nos finais de semana, um cargo na área de eventos que trabalha aos finais de semana está fora de cogitação.

2 – Invista em Você

Uma vez diante das próprias lacunas, busque o aprimoramento. Seja uma mudança comportamental ou técnica.

3 – Melhore a comunicação

Em minha trajetória profissional na área de Recursos Humanos, pude observar nas mais Avaliações de Desempenho que a competência de Comunicação era bem recorrente nos profissionais como um ponto a desenvolver. Não basta ser apenas um bom técnico.

Quase 80 % das profissões exigem trabalho em equipe. Há cursos e programas de desenvolvimento como o Coaching que te ajudam a melhorar este aspecto.

Teste: Se você tivesse um minuto para falar da sua trajetória profissional e de seus interesses profissionais, o que diria ?

4 – Revise o plano regularmente

É natural que interesses e desejos mudem com o decorrer do tempo. Para manter seu projeto atualizado e não perder o foco, é recomendado que você reveja seu plano ao menos uma vez no ano.

5 – Siga seu mentor

É essencial ao longo da sua carreira contar com um profissional de nível sênior, que já tenha passado pela sua cadeira e possa lhe dar conselhos específicos de como agir. Um mentor, alguém com quem você tem uma relação de confiança e que servirá como um guia, outra possibilidade de fazer com que seu plano de carreira se torne realidade é contratar um coach, este lhe apresentará técnicas e metodologias para transformar seu projeto em realidade.

Até logo 😉

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *