Planner, Agenda, Bullet Journal… | A Minha Escolha para 2018

Um pouco mais de um ano atrás, fiz o vídeo abaixo falando sobre as principais diferenças entre a agenda e o planner e a minha escolha na minha então organização.

Assim como já mencionei em publicações anteriores, não há fórmula mágica e fixa de organização que funcione para todos, mas sim técnicas que podem ser adaptadas no dia a dia de cada um. Além disso, a nossa rotina muda de tempos em tempos, conforme as nossas vidas e nós mesmos mudamos.

Comigo não foi diferente: o planner foi uma excelente ferramenta na organização da minha rotina profissional e pessoal por quase 2 anos. Não conseguia me ver mais sem este exercício diário que eu fazia através do planner e sinceramente, pensei que ainda seguiria esse método por mais algum tempo.

Engano o meu…

Com os preparativos para a chegada do bebê, o que envolve não apenas a compra de móveis, enxoval, etc, mas também um replanejamento e organização da vida pessoal e profissional, percebi que o planner já não era mais funcional para mim.

Depois de algumas semanas buscando entender as minhas novas necessidades, percebi que eu precisava de uma ferramenta que fosse menor e mais leve e que eu pudesse consultar a qualquer momento, principalmente, quando estivesse fora de casa.

Só para você entender:

  • Agenda: cada página apresenta um dia para você fazer as suas anotações
  • Planner: proporciona uma visão mais ampla, seja mensal ou semanal, além de ter divisões com áreas para controle financeiro, anotações, definição e acompanhamento de metas, etc.
  • Bullet Journal: funciona mais como um diário. Você pode anotar compromissos e tarefas, mas a sua estrutura é mais voltada para descrição do seu dia como um todo.

Por muitos anos, escrevi muitos diários e achava ótimo para trabalhar a minha ansiedade, mas percebi que não cabia mais no meu dia a dia atual. Então, logo descartei o bullet journal como solução.

E comecei a analisar o que eu fazia antes, quando eu programava toda a minha semana no planner e o deixava ao lado do meu computador para sempre verificar e realizar as tarefas do dia. Porém, com as últimas mudanças, eu não passo tanto tempo quanto antes trabalhando em frente ao computador e me vi, em algumas semanas, quase o dia todo na rua resolvendo questões profissionais e pessoais.

A partir de então, percebi que precisava de uma organização mais prática. Fiz algumas pesquisas, estudei alguns outros métodos, fiz testes e finalmente, acho que encontrei o que atende as minhas necessidades atuais: centralizar tudo, absolutamente tudo, em meu celular.

Para algumas pessoas pode parecer óbvio, mas não para mim, já que eu sempre dei preferência para a parte escrita e visual. Além disso, a organização no próprio celular também é fundamental para que você não perca as suas anotações e compromissos, anotando em vários lugares diferentes, porque era o que acontecia logo que comecei a fazer os testes.

Então, defini a organização da seguinte forma:

  • Compromissos > Google Agenda
  • Tarefas do Dia e Semana > App de Organização (estou em fase de testes e mais adiante, compartilho o nome do app e uma resenha sobre)
  • Insights / Ideias > Google Keep
  • Salvar temas e links para posts > Evernote 

*Eu coloco notificações de lembrete em todos os compromissos e tarefas para eu não perder os prazos. 

E acredito que, com a chegada do bebê, vou precisar ter o máximo de coisas possíveis com fácil acesso e centralizado, para otimizar tempo. Fora que, durante as mamadas, eu imagino que será mais fácil também consultar tudo pelo celular do que se eu tivesse um planner ou agenda com as minhas anotações.

Lembrando que essa é a organização que eu encontrei e que melhor funciona para o meu dia a dia. Trouxe isso para compartilhar as minhas últimas experiências e sugerir uma nova forma de organização, combinado?

E para você? Qual a melhor forma de organização, na sua opinião? A escrita, a digital ou mista?

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