O que Acha de Começar o Ano do Zero?!

Provavelmente, você vai concordar comigo que final de ano traz um significado maior de fechamento ou conclusão de uma etapa.

Então, por que não aproveitar essa época do ano para, antes de planejar 2018 e estabelecer qualquer objetivo, descartarmos o que acumulamos ao longo de 2017, entender quais são partes das nossas necessidades, com base no que já temos e assim, começar o ano do zero e com prioridades melhor definidas? 

Por isso, compartilhei um passo a passo com 7 etapas que eu coloco em prática todo ano e há muitos anos. Claro que são sugestões e você analisa o que se encaixa melhor para a sua vida, combinado?

No vídeo, compartilhei as 4 primeiras das 7 etapas e logo abaixo do vídeo, aqui no site mesmo, as 3 restantes. Sugiro que assista primeiro o vídeo e depois, leia os tópicos seguintes, tudo bem?

Observação: essa arrumação não é válida apenas para roupas e sapatos, por exemplo, mas também para documentos pessoais, produtos de beleza e maquiagem, produtos de limpeza, utensílios domésticos, ou seja, tudo!

5. Aproveite que tirou as suas coisas dos armários e guarda roupas e faça uma faxina. 

Essa é uma ótima oportunidade para limpar a parte interna dos móveis, pois fora é mais fácil fazermos essa faxina, mas é importante também fazermos isso na parte de dentro. Assim, você consegue evitar o acúmulo de poeira, sujeira, ácaros, etc., e as pessoas alérgicas agradecem.

6. Entre em contato logo em seguida com as pessoas e/ ou instituições para realizar as doações.

Vamos combinar que não adianta nada tirar as coisas dos armários e não tira-las da sua casa, certo? Então, assim que fizer a arrumação, já agende com as pessoas e/ou instituições a entrega ou retirada destes objetos.

7. Menos é mais!

A maior lição que tenho aprendido, desde que comecei a me interessar por organização, é que a redução da quantidade de coisas que temos ao necessário, simplifica muito a nossa rotina e a nossa vida. São menos coisas para organizar, limpar e cuidar, fora que você vai priorizando, cada vez mais, onde realmente vale investir o seu dinheiro.

Então, enquanto estiver fazendo os primeiros passos, mencionados no vídeo, sugiro que reflita: “será que eu realmente preciso de tudo isso?”

Claro que isso é um exercício que pode ser feito ao longo dos anos, você não precisa desfazer de quase toda a sua casa de uma vez, até porque o conceito de necessidade para mim é diferente para você. Porém, a intenção aqui é incentivar essa consciência de consumo, do que é essencial, do que realmente vale a nossa atenção e dedicação no dia a dia.

Quanto mais coisas você tem, mais tempo e organização isso te demanda 😉

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *