Liberdade de Expressão ou Imposição de Opinião? | Reflexão

Muito inspirada por uma conversa que tive com uma querida prima, gostaria de abordar uma questão que pode ser polêmica ou reflexiva, o que na verdade, este último é o meu verdadeiro intuito.

Já compartilhei em outros textos a minha preocupação deste mundo tão tecnológico e envolvido pelas redes sociais e as consequências que isso causa na sociedade como um todo, sem exceção.

Porém, há um comportamento que acredito ser ainda mais preocupante e quem tem deixado as redes sociais para estar cada vez mais presente no dia a dia: a imposição de opinião.

Já ouvi pessoas dizerem que, na verdade, isso é liberdade de expressão, mas eis o meu questionamento:

Será que, atualmente, as pessoas sabem de fato o limite entre liberdade de expressão e imposição de opinião?

Liberdade de Expressão?

O que mais percebo é que as pessoas não ouvem o próximo e estão mais interessadas em contar sobre as suas vidas, o que acontece na vida alheia e a impor as suas opiniões. E digo “impor”, pois é raro hoje ver e participar de discussões e debates saudáveis, sem agressões verbais e imposição de opiniões.

Já vi e ouvi muito pessoas falando e lutando por suas crenças, causas e direitos que são inúmeros e que, em sua maioria, valem a luta, sim, mas o que me preocupa é isso não ser feito com respeito, acima de tudo.

Impor ao outro que ele ou ela pense como você e concorde com você, na minha opinião, não é liberdade de expressão e muito menos, sinal de respeito e empatia. E este é o principal ponto que eu gostaria de trazer como reflexão!

Até onde temos conversado com as pessoas, mostrado as nossas opiniões e discutido assuntos sem julgamentos e imposição? Muito se fala em “luta pela causa”, mas como fazer isso se a opinião do próximo estiver errada, porque não é igual à nossa? 

Eu, sinceramente, estou tão cansada de ver casos assim, tanto na Internet quanto no dia a dia que, hoje, tenho até preguiça de comentar, argumentar ou discutir (de forma saudável) com qualquer pessoa. É tanta pedra que as pessoas têm segurado na mão, ultimamente, que liberdade de expressão é a última coisa que se faz presente em nosso cotidiano.

Se todo mundo concordasse um com o outro, claro que não perceberíamos melhorias a serem feitas, mas o mesmo acontece se só discordarmos e não entendermos a outra opinião ou outro ponto de vista. Como progredir e evoluir se as pessoas estão tão preocupadas em serem aceitas no meio em que vivem?

Por isso, vim compartilhar essa questão, para podermos refletir melhor sobre as nossas ações, sobre o que realmente queremos de melhoria na sociedade como um todo e o que temos, de fato, feito, mais do que falado, para sermos exemplos para as novas e próximas gerações e começarmos a mudar o mundo.

Lembrando: este é o meu ponto de vista e claro, estou aberta às discussões e outras opiniões também, desde que sejam abordados com respeito, que é o mínimo que devemos uns aos outros 😉

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *