Entenda como transformar seu trabalho atual em uma Vocação

Interessante como vemos o número de pessoas insatisfeitas na carreira crescendo a cada dia mais, segundo estatísticas o número de pessoas infelizes com o trabalho atual é de mais de 80 %. E pensar que estas pessoas passam grande parte do seu tempo neste ambiente, as vezes mais do que com a família.

laptop-762548__180

E a vida profissional vem sofrendo grandes mudanças, o dinheiro por incrível que pareça, está perdendo o poder. As pessoas estão começando a entender que outras descobertas na vida, que além da segurança, do dinheiro acrescentam pouco ou nada no bem estar efetivo.

“Dinheiro realmente não compra felicidade, declarou o The New Work Times”

Nossa economia está mudando rapidamente de uma economia de dinheiro para uma economia de satisfação.

As pessoas veem se questionando quando pensam no seu trabalho: “Precisa ser tão insatisfatório?”, “O que posso fazer, posso ter um trabalho com mais prazer?”. A resposta para isto é que sim, você pode ter um trabalho que te traga mais felicidade, mas que deve colocar suas forças pessoais em ação, aperfeiçoando diariamente suas virtudes.

Os estudiosos distinguem três tipos de orientação do trabalho: tarefa, carreira e vocação. A tarefa está especificamente vinculada ao pagamento, que você executa suas atividades e tem o retorno no final do mês, sem procurar outras recompensas, se não há pagamento você se afasta, se desliga. A carreira está vinculada a um investimento pessoal mais profundo, suas realizações são marcadas pelo progresso financeiro, mas sim pelo progresso profissional, e quando o profissional entende que chegou no topo e as promoções cessam, começam a alienação e a busca por gratificação e significado em outro lugar.

A vocação é quando há a paixão por aquele trabalho. Quando o indivíduo tem uma vocação, ele enxerga que está realizando uma contribuição maior. O próprio trabalho é fator de realização e continua sendo, ainda que não haja dinheiro ou promoções. E houve uma descoberta neste aspecto: qualquer tarefa pode se tornar uma vocação, e qualquer vocação pode se tornar uma tarefa. “um coletor de lixo que veja seu trabalho como a missão de fazer o mundo um lugar mais limpo e mais saudável para se viver tem uma vocação”.

Existe flow quando os desafios – tanto os grandes como as questões que você enfrenta diariamente – “casam” com as capacidades. A receita para mais flow segundo Martin Seligman:

  • Identifique suas forças pessoais;
  • Escolha um trabalho lhe permita utilizá-las todo dia;
  • Recrie o seu trabalho atual, de modo a utilizar mais suas forças pessoais;
  • Se você é empregador, escolha empregados cujas forças pessoais estejam em harmonia com o trabalho que vão fazer. Se você é um administrador, ofereça condições para que os empregados recriem o trabalho dentro dos limites das suas metas;

Os negócios, as competições e a própria guerra podem ser vencidos pelo heroísmo individual ou pela formação de equipes. Escolher a opção por situações em que todos ganham e obtém vantagens com a utilização de forças pessoais traz claros benefícios. Esta abordagem torna o trabalho mais agradável, transforma a tarefa, e a carreia em vocação, aumenta a sensação de plenitude, favorece a lealdade e de fato é mais produtiva e lucrativa. Além disso, encher o trabalho de gratificação é um largo passo na estrada da vida.

office-1548298__180

O Grande Segredo é resignificar, encontrando uma vocação no seu trabalho atual, e assim como poderá evoluir com ele, e a verdade é só uma: Em frente , sempre!!

Espero que tenham gostado, se mesmo com estas dicas sobre encontrar mais propósito no seu trabalho atual esteja sendo uma questão difícil a ser resolvida, convido você a me acompanhar nas redes sociais, conhecer mais a fundo meu trabalho e realizar um processo de Coaching comigo :).

Grande Abraço e até logo 😉

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *