Como Organizar a Rotina da Casa

Quando falamos sobre organização, o assunto é realmente muito amplo e para podermos nos organizar, num geral, precisamos conciliar as áreas das nossas vidas: trabalho, casa, estudos, relacionamentos, etc, não é verdade?

E a partir daí, vem a pergunta mais comum: como fazer isso?

A minha resposta? Organize um pouco por dia, todos os dias, mas não se engane pela impressão que a maioria das pessoas tem que organização é sinônimo de perfeição, pois definitivamente não é este o intuito.

E no último final de semana, tive 2 horas tão produtivas que vale compartilhar aqui com você como isso aconteceu, para que você possa entender e aplicar da melhor forma no seu dia a dia.

Eu e o marido trabalhamos muito durante a semana, então deixamos parte das tarefas para serem resolvidas em finais de semana, como as compras no mercado. Como ambos, normalmente, também estão cansados, montamos uma espécie de ‘força tarefa’ para terminarmos as obrigações o mais rápido possível e podermos fazer o que quisermos depois por estarmos tranquilos com relação à casa.

Como Organizar a Rotina da Casa
Fonte: Blog Enda

Por isso, vou te mostrar como executamos as tarefas para que você possa entender a lógica das ações e como fizemos essa lista em 2 horas.

  1. Lista do supermercado: em outro post, mostro melhor os benefícios dessa ação, mas como já conhecemos a dinâmica da casa, em 10 minutos já sabemos o que temos ou não que comprar.
  2. Lavagem de roupas: coloquei parte das roupas para lavar um pouco antes de sair. Assim, quando voltássemos era só estende-las.
  3. Supermercado e hortifrutti: com a lista na mão e como já conhecemos os locais que vamos, cada um sai para áreas e gôndolas diferentes para otimizar tempo. Detalhes que também vou contar melhor no post sobre a lista de supermercado.
  4. Compras guardadas: assim que chegamos em casa, já guardamos tudo. Assim, nada estraga fora da geladeira.
  5. Roupas secas: retirei as roupas que estavam no varal, dobrei e as guardei e assim, consegui estender as roupas que foram lavadas enquanto estávamos fora.
  6. Almoço: enquanto eu cuidava das roupas, o marido cuidou do almoço. Como o prato principal estava praticamente pronto do dia anterior, foi mais simples e rápida a finalização.
  7. Louça: depois de cuidar da roupa e enquanto o marido terminava o almoço, lavei a louça do café da manhã e da preparação que ele fazia.
  8. Aspirar o Apartamento: e para terminar a lista, como o meu cabelo cai bastante nessa época do ano, tenho que aspirar o apartamento 2 vezes na semana. Então, aproveitei o tempo que ainda tínhamos, aguardando o almoço ficar pronto, para fazer isso.

Era domingo, acordamos tarde e quando tomamos café da manhã já passava das 10h, então começamos essas tarefas só ao meio dia e terminamos às 14h. Após tudo isso, o que fizemos se resumiu em descanso e ainda fomos dormir mais cedo do que os outros dias para uma nova semana.

Precisamos acordar cedo e perder muito tempo com as tarefas? Não. A casa está impecavelmente arrumada e limpa? Não mesmo, mas está organizada do modo como que mais nos atende, pois providenciamos o que precisávamos e colocamos as coisas no seu lugar, de forma que não vamos perder tempo para encontra-las durante a semana já que, por conta da correria, queremos otimizar o máximo de tempo que pudermos.

Talvez, você pense que isso seja impossível de aplicar no seu dia a dia ou muito trabalhoso, mas mesmo para quem mora sozinho, o que eu sugiro é que você se pergunte:

“Se eu, de fato, quero descansar e relaxar, o que eu preciso fazer para não ter que me preocupar depois?” 

Você não precisa arrumar a casa toda ou ler e resolver todos os seus e-mails pendentes de uma só vez. Mas é pensar no que você realmente consegue e precisa fazer em pouco tempo que vai te deixar mais tranquilo depois que conclui-las.

E eu sempre vou dizer e enfatizar: organização é questão de prática! Por isso, conseguimos fazer tudo isso em 2 horas, pois todos os dias colocamos a organização em prática, nem que por alguns minutos. E acredito que foi possível perceber, no exemplo acima, como conhecer a dinâmica da casa e as nossas prioridades da semana impactam diretamente na organização. Além disso, percebe também como aplicar isso no seu dia a dia, seja em apenas uma das áreas da sua vida, pode impactar as outras positivamente?

Por isso, pense na sua perspectiva sobre a organização e comece a fazer com que ela trabalhe à seu favor. Tudo isso que fizemos em apenas 2 horas, mesmo com ajuda, fez com que nós não ficássemos o dia todo pensando no aspirador de pó ou na roupa a ser lavada. Nós pudemos realmente descansar, fora que isso ajuda muito a ficarmos mais tranquilos a longo da semana, nos deixando mais focados em nossas prioridades.

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