7 Dicas para obter Destaque na sua Carreira, mesmo em momentos de crise

Nesta fase de crise econômica do país, nós observamos que as empresas estão segurando as oportunidades tanto internas quanto externamente, mas será que isto é mesmo verdade?

As corporações continuam contratando e promovendo, as coisas continuam sim acontecendo, mas talvez com mais critérios e mais pré-requisitos para as vagas em destaque.

Importante termos consciência que as melhores vagas não são muitas vezes anunciadas, que acontecem por relacionamento, por excelentes entregas.

  • Atualmente no mundo globalizado em que vivemos, a concorrência no mercado de trabalho tem se tornado cada vez maior e mais competitiva.
  • Além de estar qualificado por meio de estudos e cursos, é necessário desenvolver atitudes que lhe diferenciem das outras pessoas.

Portanto seguem 7 dicas que você que lhe ajudarão a obter resultados diferentes e satisfatórios.

1 – Proatividade e Comprometimento

São competências muito valorizadas quando o empregador precisar realizar uma redução no quadro de funcionários, por exemplo, ele analisa quem realmente ele pode contar, que não precisa ficar demandando, a pessoa entende o recado e busca melhoria nas suas entregas.

E quando o empregador necessita de uma demanda urgente, ele sabe com quem ele poderá contar.

2 – Conhecimento e Habilidade para estar preparado para a oportunidade

Compreenda o que está descrito na sua descrição de cargo atual e o que a função que você almeja exige de você com relação ao nível de conhecimento que você precisa ter.

Se você não possui aquele determinado conhecimento, está na hora de buscar através de cursos, graduações, Coaching ou treinamento.

Estando preparado para a posição, você terá mais chances para conquistar aquela determinada vaga.

Outro ponto importante é buscar desenvolver e aplicar no seu trabalho as experiências que já possui em determinadas situações. Esteja disposto a cumprir com excelência todas as tarefas que lhe forem designadas, mesmo não sendo sua área de atuação, assim estará desenvolvendo mais habilidade.

3 – Positividade para crescer

Tenha sempre uma postura positiva, deixe as reclamações e mau humor de lado e estampe um sorriso no rosto. O negativismo não ajudará a resolver seus desafios, e ainda afastará as outras pessoas de você.

Este é item chave, já que a base da Psicologia Positiva, qual compreendemos que os estímulos externos nos fazem pensar positivamente ou negativamente, trazendo emoções e posteriormente ações negativas ou positivas.

Exemplo: “a empresa não está dando aumento para ninguém neste momento, então vou entregar apenas o que é esperado de mim!” – Existirá aí uma emoção negativa de decepção, frustração e muito provavelmente a pessoa ficará paralisada sem demonstrar seu real interesse de crescer e poderá perder uma grande oportunidade, caso ela surja.

4 – Empatia para compreender as demandas de outros departamentos

Tenha consciência que a empresa possui outros departamentos e colaboradores com culturas diferentes. Então quando demonstramos empatia estamos nos colocando no lugar de outra pessoa quando solicitamos que algum processo seja realizado.

5 – Planejamento e Organização para ganhar tempo e ser mais produtivo.

Aquele que erra na hora de planejar já está traçando seu fracasso. Para se ter sucesso no trabalho, o planejamento é uma das principais ferramentas. Precisamos conhecer os objetivos, metas, resultados, em seguida fazer uma autoanálise para conhecer a situação e definir ações de como alcançar o desejado.

Mantenha seu ambiente de trabalho limpo e organizado: sua mesa, armário, área de trabalho. Tenha sempre próximo suas principais ferramentas de trabalho, uma boa dica é aplicar o programa de implantação de qualidade conhecido como 5 S. Além de ganhar mais tempo para pensar em coisas novas e crescer, você se torna mais produtivo.

Ter organização no trabalho lhe faz um profissional, pois uma outra pessoa que cubra suas férias por exemplo conseguirá desenvolver bem as suas atividades, e você poderá usufruir das suas férias, sem ser incomodado, ou no retorno ficar super irritado com monte de coisas que foram se acumulando, pois outras pessoas não compreenderam sua forma de trabalho.

6 – Motivação e dedicação para construir uma boa imagem

Quando começar o seu dia de trabalho visualize a sua principal motivação de estar lá. Para alguns é o sucesso profissional; para outros, objetivos financeiros como por exemplo, carro, casa, viagens entre outras coisas.

É necessário ter o conhecimento de que o funcionário bom é aquele que faz falta, não seja um centralizador de processo, mas sim um multiplicador de resultados.

Por fim, vista a camisa da empresa, tenha o logo dela em seu coração, porque afinal de contas é lá que você passa a maior parte de seu tempo. E se sua empresa progredir como consequência você progredirá junto.

7 – Busque sempre a Inovação, por menor que ela possa parecer

Segundo Steve Jobs, “As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a ela.” Por isso desenvolva sua capacidade de inovar, os processos, o atendimento, fazer algo diferente do que os habituais já realizados.

“Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes.” Albert Einstein.

dicas-final

Espero que tenham gostado, se mesmo com estas dicas sobre encontrar mais propósito no seu trabalho atual esteja sendo uma questão difícil a ser resolvida, convido você a me acompanhar nas redes sociais, conhecer mais a fundo meu trabalho e realizar um processo de Coaching comigo????.

Grande Abraço e até logo????

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *