5 Filmes que Fazem Pensar na Vida

Faz tempo que eu não compartilho um conteúdo mais específico sobre autoconhecimento e para que possamos colocar em prática tudo o que já conversamos sobre organização, foco e produtividade, o autoconhecimento é a ferramenta mais poderosa sobre tudo isso.

Por isso, gostaria de compartilhar algo um pouco diferente do que já fiz até agora: filmes e séries. Essas são fontes inesgotáveis de entretenimento, claro, mas podem nos ajudar muito a refletir sobre a vida e sobre autoconhecimento.

Compartilho, então, os 5 filmes que mais me fizeram refletir, de diversas formas e não apenas através do enredo em si.

À Procura da Felicidade - Filme
À Procura da Felicidade

Sinopse: Chris Gardner enfrenta uma vida difícil. Despejado de seu apartamento, este pai solteiro e seu filho não têm onde morar. Chris consegue um estágio não remunerado em uma firma de prestígio. Sem dinheiro, os dois são obrigados a viver em abrigos, mas Chris está determinado a criar um vida melhor para ele e seu filho.

Esse é aquele tipo de filme que vai te colocar no limite de todas as emoções, te faz pensar sobre a inutilidade daquelas pequenas reclamações do dia a dia e como chegar ao seu objetivo vai te fazer passar por muitos e enormes desafios, mas é só você quem pode tornar tudo possível.

O Lado Bom da Vida - Filme
O Lado Bom da Vida

Sinopse: Depois de uma fase difícil de sua vida, Pat Solitano Jr. está disposto a seguir em frente e reconquistar sua ex-mulher. Através de amigos, ele conhece Tiffany, que lhe promete ajuda na tarefa da reconquista. Uma inesperada ligação começa a uni-los.

Gosto de filmes que possuem uma mensagem que compensa qualquer produção elaborada. E esse filme me surpreendeu não só nesse aspecto. Talvez, por ter dois atores famosos no elenco, eu duvidei um pouco se o enredo seria bom mesmo. E você já ouviu aquela frase “Não lhe compete julgar a realidade que você não vive”? Então, esse filme nos tira da zona de conforto, nos tira dos parâmetros sociais e nos faz enxergar a vida sob outra perspectiva.

A Vida é Bela - Filme
A Vida é Bela

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

Este é um filme bem antigo (1997) e assisti-lo apenas uma vez e há tantos anos, foi o suficiente para marcar a minha vida. A vida é bela, como no título, pode soar como algo inalcançável, mas o filme realmente propõe refletirmos sobre como a forma com a qual enxergamos as situações impactam a nossa vida e vida de quem nos cerca.

Pequena Miss Sunshine - Filme
Pequena Miss Sunshine

Sinopse: O sonho da pequena Olive é participar do concurso da Pequena Miss Sunshine. Ela embarca então em uma divertida e comovente viagem com o pai, o tio, o avô, o irmão e a mãe. A família tem que correr contra o tempo para que Olive chegue no horário e possa fazer a apresentação criada pelo seu avô.

Lendo a sinopse, eu não entendia o porquê das pessoas falarem tão bem desse filme, tanto que só o assisti 10 anos depois do seu lançamento. E foi então que compreendi, não só a opinião das pessoas, mas que se eu tivesse assistido antes, eu não teria entendido sob a perspectiva que o vi agora. É um filme leve que faz com que você se identifique, cada hora, com um dos personagens e a estrada que eles percorrem, com a sua própria vida. Há erros, falhas, desafios, mas que através de persistência, empatia e amor, é possível chegar, sim, aonde queremos.

Click - Filme
Click

Sinopse: Um arquiteto, casado e com filhos, está cada vez mais frustrado por passar a maior parte de seu tempo trabalhando. Um dia, ele encontra um inventor excêntrico que lhe dá um controle remoto universal, com capacidade de acelerar o tempo. No início, ele usa o aparelho para acelerar qualquer momento tedioso, mas se dá conta de que está acelerando o tempo demais, deixando de viver preciosos momentos em família. Desesperado, ele procura o inventor para ajudá-lo a reverter o que fez.

Quando você vê Adam Sandler no papel principal, parece ser só mais um filme de comédia. O que não é este caso. Há cenas engraçadas e por mais que seja uma ficção, eu te proponho a trazer esta história para a sua realidade, questionando o quanto você está realmente presente em cada momento da sua vida, da sua família e amigos. Você tem passado mais tempo vivendo o passado e o futuro do que o presente? Enfim, o filme te faz pensar, de forma lúdica, exatamente sobre como você tem vivido a sua vida.

Claro que há muitas outras opções de filmes que abordam o autoconhecimento, de alguma forma, mas eu trouxe aqui aqueles que me surpreenderam com as suas propostas simples, inesperadas e de grande impacto.

Por isso também, gostaria de saber de você: qual filme te surpreendeu e te fez refletir sobre si mesmo e sobre tudo o que te cerca? 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *