5 Dicas para Organizar um Dia de Trabalho

Algumas e simples medidas, inseridas no dia a dia, podem mudar a nossa produtividade. Não significa que não teremos imprevistos ao longo do dia, mas é possível reservar um período apenas para isso.

Por isso, vou compartilhar o que eu faço para organizar o meu dia de trabalho, de modo que eu não o torne ainda mais complicado, mas que isso torne o meu dia mais simples, focado e então, mais produtivo.

1. Organize o seu dia na noite anterior

Independente do assunto e área da vida, é comprovado que, se deixarmos as coisas organizadas no final do dia, temos mais ânimo no início do dia seguinte, já que não precisaremos começar o dia lidando com qualquer tipo de bagunça.

No caso da organização do seu dia, o impacto dessa ação é não ter que tomar decisões importantes logo cedo. Deixe esse esforço para os imprevistos e demandas que exigirão mais de você.

2. Seja honesto sobre a sua capacidade

Listar mais tarefas no mesmo dia, não significa que você será produtivo. Reflita sobre o que você, de verdade, é capaz e também precisa realizar num determinado período. Eu, por exemplo, no início dessa organização, já me deparei com dias em que eu listava 15 tarefas, sendo que eu só conseguia fazer 5 ou então, listava 5 e conseguia realizar 10.

A execução em si de cada tarefa é muito relativa, mas essa consciência da sua capacidade é essencial para que você possa organizar os seus horários, compromissos, duração das atividades e principalmente, não terminar o seu dia frustrado por não conseguir executar todas as tarefas que se propôs para o dia.

3. Deixe as tarefas mais complicadas para o início do dia

No meu caso, eu tenho mais disposição para elaborar e atualizar relatórios, resolver problemas e tomar decisões na parte da manhã, pois eu estou com a minha mente mais descansada.

Isso pode ser relativo para cada pessoa, mas pensando que muitas empresas, hoje, ainda trabalham no formato “horário comercial”, isso faz com que você também otimize o seu tempo.

4. Reserve um tempo do dia para imprevistos 

Não, nós não conseguimos controlar imprevistos, muito menos quando eles acontecem, mas se você tiver um horário do dia disponível para isso, você pode remaneja-lo ao longo do dia, conforme a demanda.

5. Acorde um pouco mais cedo para tomar o café da manhã 

Esta é a minha refeição favorita! E eu não consigo começar o dia sem isso, pois isso me rende muita energia, fora que é um momento só meu, para despertar bem e fazer algumas reflexões.

Não precisa ser uma refeição elaborada e não é necessário muito tempo para este momento, mas reserve alguns minutos para isso, sem ter que começar o seu dia já resolvendo várias coisas ao mesmo tempo.

 

Atualmente, sim, a minha rotina de trabalho é bem diferente em comparação quando eu trabalhava nas empresas, mas a organização que eu fazia era a mesma.

E eu entendo que, por conta da demanda de trabalho, as tarefas podem não acontecer exatamente ou nada como planejado. E tudo bem, mas sugiro apenas que não se deixe enganar pelas desculpas do “não tenho tempo” e“tenho muita coisa para fazer”.

Só você pode determinar o que fazer da sua rotina, seja esta um caos ou as tarefas que dependem só de você, pelo menos, organizadas.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *