3 Perfis para Seguir sobre Organização de Estudos | Instagram

Recentemente, compartilhei, em vídeo, algumas dicas sobre “Como Organizar os Estudos”.

Parece uma tarefa fácil, mas estudar para um vestibular, concurso público ou certificação exige muita dedicação, foco e disciplina. Mas há alguns facilitadores nesse processo que podem te ajudar nessa rotina intensa.

E por isso, gostaria de mostrar para você 3 perfis no Instagram que compartilham a sua rotina de estudos para te inspirar e claro, te ajudar com o seu principal objetivo.

@euvoupassei

A Camila tem 22 anos, formada em Direito e servidora municipal, compartilha a sua rotina e organização de estudos, os materiais que utiliza para passar num concurso público e ainda, disponibiliza materiais para os seus seguidores.

👉🏻(2014) Estava no segundo ano da faculdade. Já comecei estudando para um concurso específico que estava com edital aberto, para o cargo de ATA do Ministério da Fazenda. Faltando 3 meses para o concurso, minha irmã me ajudou um pouco na questão de materiais de estudo, site para fazer questões e me virei! No meu primeiro concurso eu estava MUITO motivada, estudava muitas horas por dia e estava mega confiante. Não sei como, mas a concorrência daquela prova foi extremamente baixa para minha cidade (109 por vaga) e na época fiquei em 21º lugar no concurso para minha cidade, e tinham 5 vagas! 🌼Mas o que fiz de errado foi parar de estudar. Não sabendo como concurso funciona, eu fiquei esperando. Esperando ver se seria chamada. Esperando um edital. E nisso perdi praticamente UM ANO sem estudar. Voltei ao zero. 👉🏻(2015) Saiu o edital do DPU e, de novo, estava com muita vontade! Comecei estudando muito, mas o concurso foi suspenso e dei uma desanimada. Fique perdida se continuava estudando para esse ou para outro e parei de estudar de novo! 🌼Uns meses depois apareceu o concurso da Copel e resolvi estudar depois que o edital saiu. Estudei razoavelmente bem e fiquei em 36º lugar para minha região, de 1.800 candidatos. 🌼Surgiu o TRT PR, e por achar que seria uma boa oportunidade por ser no meu estado resolvi fazer com o conhecimento que eu tinha… mal sabia como funciona tribunais, né? Foi ali que aprendi a não fazer concursos por impulso e sem estudar. Não lembro a colocação, mas acertei apenas metade da prova. 👉🏻(2016) O DPU voltou! Estudei MUITO para esse concurso, confesso que nesse tempo aprendi MUITO a estudar por exercícios. Fiquei em 115º lugar no Paraná (teve, em média, 4 mil candidatos). 🌼Faltando poucos meses resolvi fazer o concurso do INSS. Ainda não sabia que precisava, muito de um foco. Em aproximadamente 4 meses estudei pouco, não estava em uma boa fase e meu psicológico afetou muito minha preparação e consegui fazer muito pouco, apesar de ser meu melhor. Não fui bem, fiquei em 553º para a região de Cascavel, com 7 vagas. (Continua nos comentários)

A post shared by Camila, 22 anos (@euvoupassei) on

@lulu.concurseira

Identificada como Lulu, essa engenheira de 24 anos tem seus estudos também focados em passar em concurso público, mostrando não apenas a sua organização com os estudos, mas a sua rotina num geral.

@pretty.focused

E para finalizar, Sofia, 16 anos, que tem como objetivo passar numa Universidade Federal, mostra também a sua rotina de estudos, dando dicas de organização e produtividade.

Olá gente, a dica de hoje é para os estudantes que são muito ocupado. 💙🌈 – Acredito que todo mundo aqui seja bem ocupado. Por isso decidi reunir algumas dicas que podem ajudar vocês (e muito)!💜🍃 – 1. SEMPRE LEVE COM VOCÊ ALGUM MATERIAL DE ESTUDOS. Aproveite todos os momentos pra estudar: no ônibus, enquanto espera sua vez no médico, no intervalo do colégio.. se você precisa estudar e o tempo é curto: aproveite-o bem. – 2. USE UM PLANNER OU BULLET JOURNAL TODOS OS DIAS. Ter noção de tudo aquilo que você precisa fazer, dos compromissos e prazos é muito importante. Desse modo você não esquece de fazer nada, e não precisa se preocupar em lembrar tudo de cabeça. 3. COLE UM CALENDÁRIO GIGANTE NA PAREDE. E escreva nele todos os compromissos importantes como provas, consultas e viagens. – 4. DURMA BEM. Quanto mais coisas você faz, mas sono você sente. Saiba permitir que seu corpo descanse! – 5. ESTUDE DE FORMA EFETIVA. Não adianta passar horas e horas estudando sem absorver informação alguma. Descubra seu método de estudos e otimize seu tempo! – 6. PARE DE TENTAR SER PERFEITO. Primeiramente, você deve aceitar que não é perfeito, e que nem sempre vai tirar 10, que nem sempre vai conseguir cumprir tudo o que planejou. Não perca seu tempo se culpando por coisas que são humanamente impossíveis. – 7. FAÇA AS COISAS MAIS DIFÍCEIS PRIMEIRO. Isso evita que você procrastine. (Eu particularmente tenho dificuldade em fazer isso, mas pretendo melhorar gradualmente) – 8. MANTENHA SEU LOCAL DE ESTUDOS ORGANIZADO. Quanto mais organizado estiver, maior será a sua produtividade. – 9.PERMITA-SE RELAXAR. Acredito que essa deve ser a coisa mais difícil pra muitos, assim como é pra mim. Mas relaxar e esquecer um pouco dos estudos é extremamente importante.
Nunca deixe sua saúde mental em segundo plano. – Por hoje foi isso! Beijos e bons estudos! 💖✨ • • #study #studygram #estudaquepassa #stationery #school #supplies #studyblr #college #vest #papelaria #estudos #enem #studymotivation #studyspo #studying #notestagram #student #estudante #studying #estudogram #vidadeestudante #foco #estudo #aprovacao

A post shared by Sofia (brazilian Student) (@pretty.focused) on

Lembrando que o próximo vídeo/post, será sobre “Como Montar um Cronograma de Estudos”. Já aproveita para se inscrever lá no canal e ativa as notificações para não perder o conteúdo.

Você segue algum outro perfil no Instagram ou blog sobre estudos? Se sim, compartilha aqui para ajudar outras pessoas que têm esse foco e objetivo para os próximos meses 😉

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *